Governo de Içara amplia lista de medicamentos ofertados para a população

Içara (SC)

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o número de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal. Para 2024, serão 629 itens ofertados pela rede pública, conforme a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), divulgada nesta sexta-feira, dia 12. A listagem completa já está no site da Prefeitura.

“Seguindo à risca a característica da transparência, todos os anos, informamos aos munícipes a relação de medicamentos disponíveis na nossa rede pública. Procuramos sempre atender a todas as demandas, com um grande estoque para prover qualidade aos tratamentos dos pacientes içarenses”, ressalta a prefeita Dalvania Cardoso.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

Apenas em dezembro de 2023, a Farmácia Municipal realizou 9.633 procedimentos. Determinados medicamentos também são ofertados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos equipamentos de atendimento especializado, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Para ter acesso, é necessário receita médica.

Além de contemplar todos os itens padronizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), a listagem do município recebeu investimentos para ampliar o leque de opções aos pacientes. “Os insumos de alto custo, assim como os medicamentos de saúde mental e dependência química, são os nossos diferenciais. De maneira gratuita, os pacientes têm a oportunidade de terem acesso a um tratamento de qualidade, evidenciando o nosso compromisso de atendermos a todos igualitariamente”, destaca o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

A Remume de Içara informa, ainda, os componentes de cada item, o receituário necessário, o programa vinculado e o local do fornecimento. “Essa lista é bastante útil para o cidadão, porque permite identificar quais são os medicamentos disponíveis na rede municipal e a sua forma de acesso. Os fármacos controlados só são encontrados na Farmácia Municipal, já os mais básicos podem ser obtidos em qualquer USF”, observa o coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Fabrício Possamai.  

A Farmácia Municipal de Içara fica localizada no bairro Jardim Elizabete, em anexo ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). Em funcionamento desde 1998, o local segue melhorando os serviços para proporcionar facilidade no atendimento aos moradores.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também